O bairro do Morumbi, na zona oeste de São Paulo, é o que teve mais casas roubadas neste ano: do dia primeiro de janeiro ao dia dez de março, foram registrados 22 casos. O Morumbi é um bairro de classe média-alta, e é o "alvo preferido" das quadrilhas. O estudo feito pela Folha de São Paulo revela que, em média, uma casa é roubada a cada 3h30 (levando em consideração não só o Morumbi, mas todos os bairros de São Paulo).
Para os representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança do Morumbi e Pinheiros, o problema ocorre por falta de policiamento. No ano passado, alarmados com a onda de assaltos, os moradores dos bairros supracitados requisitaram a ação da PM. O chamado foi atendido, porém, quando os assaltos aquietaram-se, os policiais retiram-se.
"Meu desapontamento é que por mais que a gente reclame por mais policiais, quase nunca é atendido", disse Miriam Ito Tanaka à Folha.
Segue abaixo o mapa, indicando as zonas com maior índice de roubo:
Podemos refletir muito sobre esta notícia, porém, o mote que o grupo decidiu abordar foi a negligência policial com relação aos assaltos, furtos e roubos que vem acontecendo neste bairro. A polícia é uma instituição criada com o intuito de manter a ordem social e proteger os cidadãos. Entretanto, vemos que os apelos dos moradores do Morumbi não são suficientes para mobilizar a PM, como diz o relato de Miriam. Como sentir-se seguro em sua própria residência, se nem a existência da polícia pode confortar-nos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário