terça-feira, 10 de abril de 2012

Segurança é musica para meus ouvidos...

Polícia - Titãs


Fique atento! Dicas para evitar assaltos em shoppings

A polícia militar disponibilizou uma pequena lista com algumas dicas para evitar o furto em shoppings. Seguem abaixo as dicas: 
- Não deixe a bolsa, carteira, sacolas ou outros objetos comprados de forma descuidada. Deixe-os perto de você e nunca perca contato visual; 
- Evite carregar muitos pacotes ou sacolas, para não chamar atenção. Não fique com as duas mãos ocupadas; 
- Desconfie de empurrões ou esbarrões; 
- Bolsas, carteiras ou sacolas de compra devem ser transportadas junto e a frente do corpo; 
-Tenha muita atenção a pessoas estranhas que se aproximam; 
- Avise imediatamente seu banco sobre a perda, o roubo ou o extravio de cartões ou talões bancários; 
- Evite abrir a carteira em público. Se precisar fazê-lo, seja discreto e não permita que outras pessoas vejam seu conteúdo. 

Shoppings investem em vigilância à paisana

Em São Paulo, há seguranças disfarçados no Cidade Jardim, Higienópolis, Santana e Bourbon. A estratégia é nacional e também é usada pela polícia em grandes eventos, como shows, jogos de futebol e manifestações populares. A tática é usada quando há suspeita de que pode haver conflitos ou delitos (tráfico de drogas, furto, dano ao patrimônio, etc.), e possibilita que a polícia infiltre seus agentes na multidão, sem que estes sejam notados ou evitados. 
Para Ricardo Mendes, superintendente do shopping Boulevard, de Brasília: "Nem todo cliente gosta de uma segurança ostensiva. Tem gente que se sente male pode achar que a criminalidade naquele local é alta". 


Reflexão: Muitas pessoas sentem-se intimidadas na presença de agentes da polícia, por diversos motivos. Como supracitado na notícia, por Ricardo Mendes, um local repleto de policiais nos faz pensar num grande índice de crimes; logo, no perigo que aquele local representa. Outro ponto é o sentimento ostensivo que a polícia passa: temos medo de sermos repreendidos, por exemplo. Mas, será que esse é o sentimento que um órgão, que nasceu para instaurar o bem-estar social e a segurança dos cidadãos, deveria transmitir?